Literalmente, a palavra “periodontal” significa “ao redor do dente”. As doenças periodontais são infecções bacterianas nas gengivas que destroem o osso de suporte que mantém os dentes na boca. A principal causa da doença periodontal é a placa bacteriana, uma película pegajosa e incolor que se forma constantemente em seus dentes. Os cuidados diários com escovação e uso do fio dental são necessários para prevenir o acúmulo de placa.
Se a placa não for removida, poderá haver a formação de tártaro. O tártaro somente poderá ser removido com uma limpeza profissional, mas se este tártaro se formar a baixo da gengiva, necessita de um tratamento periodontal.
As toxinas produzidas pelas bactérias irritam a gengiva, provocando a infecção. Essas toxinas também podem destruir o tecido de suporte ao redor dos dentes, incluindo o osso.
Existem várias formas de doenças periodontais, e dentre elas, as mais comuns são: Gengivite, periodontite leve, periodontite moderada e periodontite avançada.
Existem outros fatores que contribuem para as doenças periodontais, e os mais comuns são: Diabetes, Stress, Fumo, Gravidez e puberdade, doenças sistêmicas, má oclusão e alguns medicamentos.
Existem alguns sintomas que podem ser percebidos para saber se você tem a doença periodontal, são eles: Sangramento na gengiva, Gengiva avermelhada, Mal hálito, Dentes amolecidos e separados e pus entre o dente e a gengiva, gengiva que se afasta do dente (retração). Mas você poderá ter a doença periodontal e não ter nenhum dos sintomas citados. A maioria das pessoas não sentem dor com a doença periodontal.
Se você tem algum dos sintomas citados deve procurar um especialista em periodontia para que avalie o seu caso. O periodontista é preparado para o diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças periodontais, assim como o planejamento e manutenção de implantes dentais.
Uma vez tratada a doença periodontal, os pacientes devem ser examinados regularmente pelo especialista, pois a doença periodontal é crônica, como a diabetes, e sem um tratamento cuidadoso e constante, podem voltar, e o fazem constantemente.
O periodontista é um dentista que se especializou na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças periodontais. O periodontista planeja, faz e dá manutenção em implantes dentais. Mais de 75% da população tem alguma forma de doença periodontal, e que na maioria das vezes é indolor e não apresenta nenhum sintoma visível. Para se prevenir ou diagnosticar se você tem ou não algum tipo de doença periodontal, consulte um periodontista.
Pesquisas mostram uma inter-relação de doenças periodontais com doenças sistêmicas, tais como doenças respiratórias, osteoporose, nascimento de crianças prematuras e crianças com baixo peso. Também é encontrado na literatura que pessoas com doenças periodontais são mais susceptíveis a doenças cardíacas do que aquelas pessoas com gengivas saudáveis.
Pessoas portadoras de febre reumática, prolapso de válvula mitral, ou sopro cardíaco, podem necessitar de antibioticoterapia prévia a procedimentos periodontais. Isto porque durante o tratamento gengival, as bactérias causadoras das doenças periodontais, podem alcançar a corrente sanguínea e colocar o paciente em risco para endocardite bacteriana (inflamação no revestimento e válvulas cardíacas).
Seu periodontista e cardiologista serão capazes de determinar se suas condições periodontais e cardíacas requerem antibioticoterapia prévia aos procedimentos periodontais.